Ursula Nogueira

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Um aulão de marketing

'O que não imaginávamos é que a torcida do Cruzeiro levasse a sério a necessidade de voltar os olhos ao clube e a quem de fato o quer bem'

17/09/2019 às 04:08

Se na minha última coluna eu lamentava o fato de, em pleno ano de 2019, as notícias de mortes em decorrência do futebol ainda existirem, hoje venho comemorar que este mesmo esporte dá um show de marketing ao mercado.

No início do ano, o Cruzeiro ficou 22 jogos invicto, com planos de títulos e recordes. Pouco tempo depois, reverteu o panorama para a seca de gols e vitórias. Entre tanto sobe e desce em campo, problemas administrativos e financeiros começaram a aparecer.

E veio à tona a dívida do clube com Supermercados BH pelas vendas de Mayke e Arrascaeta, ao Palmeiras e Flamengo, respectivamente. A empresa detinha 20% da negociação do lateral e 25% do valor do meia, ambos “ainda”  não repassados. 

O caso, que se arrastou por meses, chegou à Justiça. E bastou uma iniciativa de negociação direita e direta vinda da diretoria celeste para que o caso se resolvesse longe dos tribunais. Clube e patrocinador chegaram a um acordo de pagamento em 24 vezes dos cerca de R$ 10 milhões envolvendo os dois atletas.

Em entrevista à Rádio Itatiaia, por meio do nosso repórter Samuel Venâncio, Pedro, um dos sócios do Supermercados BH, foi claro ao afirmar que sua intenção é ajudar o Cruzeiro e que o acordo era muito mais vantajoso para o clube do que ao seu próprio negócio. E, até aí, não seríamos hipócritas de não concordar. 

O que não imaginávamos é que a torcida do Cruzeiro levasse a sério a necessidade de voltar os olhos ao clube e a quem de fato o quer bem. Eles resolveram promover - literalmente - uma campanha de marketing indireto ou direto, como queiram, para o Supermercados BH no Twitter. 

Difícil imaginarmos alguém em Minas Gerais que não conheça e não tenha, no mínimo, passado em frente a um estabelecimento da marca. E depois da ‘brincadeira’ da torcida, é difícil que qualquer pessoa que tenha Twitter NO BRASIL tenha passado despercebido pela empresa, que chegou ao topo dos assuntos mais comentados no país e permaneceu por todo o dia 16 de setembro entre os cinco principais temas tendências da rede social - o famoso trends topics.

Declaração de amor, preços promocionais, garantia de produtos de qualidade, jingles, funks, memes, charges, campanha para a presidência do Cruzeiro em 2020, protótipo de um estádio com name rights da marca, avaliação do aplicativo do supermercado, campanha para compras nas lojas, e muito, muito mais em criatividade que deixa qualquer setor de criação e marketing de queixo caído. 

E se Pedro Lourenço fechou um acordo sem saber o que de benefício o retornaria, o torcedor mostrou mais uma vez a máxima do esporte que todos negam, mas jamais falha: o clube é de quem o apoia nas arquibancadas, e as decisões devem ser por eles também. Uma torcida grata aplaude, apoia, ganha títulos e, pelo que vimos, enche caixas e carrinhos.

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